Gorda

por Os Cães do Parque

Foto: Fevereiro/2012


Cadela idosa, de porte grande e castrada - não sabemos por quem, mas provavelmente por alguns dos protetores independentes e anônimos que sempre atuaram silenciosamente na área do parque. 

Quando a conhecemos, em 2009, Gorda já era velhinha. Hoje, pelo que dizem os funcionários mais antigos, deve ter cerca de 15 anos de idade. Os mesmos funcionários relatam que, no parque, ela teve crias - e algumas crias: em um tempo em que quase ninguém, em uma instituição pública voltada, entre outras coisas, à educação ambiental, tinha olhos para os cães que ali viviam em situação de abandono.

Extremamente pacífica, mansa e sempre faminta. 

Foto: Agosto/2013



Até meados de 2010, era vista invariavelmente na companhia de um cãozinho macho, a quem alguns chamavam de Steak. Surgiam na área de circulação de público do parque apenas eventualmente, principalmente aos domingos, quando a presença de pessoas fazendo pique-nique ou churrasco os atraia: procuravam comida juntos.

Steak, que também era velhinho e aparentemente até um pouco cego, desapareceu, provavelmente morreu em alguma parte da gigantesca área do complexo florestal e jamais foi encontrado 

Desde então, Gorda é bastante solitária: embora passe boa parte do tempo próxima de onde costuma estar a dupla Panqueca e Dalila (recebe atenção e alimento dos mesmos funcionários que eles), não consegue acompanhá-los em suas andanças pela área florestal.

Em seu cotidiano, há até bem pouco tempo, constava invariavelmente deitar-se para dormir, todo fim de tarde, no imenso gramado (foto acima) fora da área de uso público, mesmo no inverno, mesmo em noites chuvosas. Ultimamente, porém, nem sempre ela tem sido vista em seu dormitório gigante: o gramado fica na parte mais alta do parque e temos notado que ela, que já caminha muito lentamente, tem tido dificuldade de chegar até lá. 

Um prodígio de resistência, com toda uma longa vida quase por conta própria, em um ambiente muitas vezes hostil, é muito provável que esteja, bem lentamente como é seu jeito, se despedindo do parque.



texto atualizado em Novembro/2013 


Nenhum comentário:

Postar um comentário