Nico, Nino e Nany

Por Os Cães do Parque


O ano de 2011 havia terminado e nós comemorávamos os resultados do nosso trabalho: 100 (cem) animais adotados e nenhum novo nascimento de cães no parque onde nosso trabalho está focado - graças às castrações e a monitoração diária, trabalho absolutamente voluntário que realizamos, praticamente à revelia da instituição pública.

O ano novo começava e nós torcíamos por tempos um pouco mais tranquilos, sem novos abandonos de animais.


Torcíamos.


Às 7 da manhã do dia 02 de Janeiro de 2012, o telefone tocava e um dos nossos muitos parceiros anônimos nos avisava: filhotinhos abandonados no parque.


Os espeloteados, divertidos e lindos Nico, Nino e Nany acabavam de entrar na história dos Cães do Parque.


Eram filhotes de cerca de três meses. Gordinhos, limpos, saudáveis. 

Por que alguém deixa filhotes nascerem e os cria até essa idade, para depois abandoná-los à própria sorte numa área pública? Você sabe responder? Nós não sabemos.

Por que uma instituição pública, que deveria ser geradora de 'educação ambiental', não consegue tomar nenhum tipo de providência para que a população do entorno deixe de vê-la como 'terra de ninguém' e lugar propício para esse tipo de ato covarde e criminoso? Você sabe responder, contribuinte paulista? Isso nós sabemos. Mas deixamos essa pauta para outra oportunidade.

NICO
NINO
Nany
Abrigados, Nico, Nino e Nany nos custaram, pelas semanas seguintes, muito trabalho e muitas horas de sono: é enorme a responsabilidade que se assume ao encarregar-se da guarda de bichinhos tão frágeis e nada glamourosa a tarefa diária de tratá-los, limpá-los, alimentá-los, comprometendo muitas horas que deveriam estar sendo dedicadas à atividades profissionais e à vida pessoal.

Ser protetor de animais é isso.


Mas há o outro lado da história.

Fotografados e com um vídeo produzido especialmente para eles, os filhotes fizeram enorme sucesso no site e nas redes sociais. Abandonados poucos dias antes, eles agora eram disputados: mais de 60 pessoas se candidataram às suas adoções.

Foi com Nico, Nino e Nany também que tivemos a certeza de que o trabalho dos Cães do Parque já não é tão solitário: e demos boas vindas a novos parceiros. 

Castrados no dia 24 de Janeiro, pelas competentíssimas mãos da doutora Fernanda Conde, os filhotes foram conduzidos pelo João Vieira - já colaborador em ações anteriores - até a casa da Juliana Pileggi, que lhes ofereceu lar temporário. Quatro dias depois, saíram de lá recuperados da cirurgia, limpinhos, perfumados e ainda mais mimados para seus lares definitivos, para onde foram levados pela Heloísa Domingues e pelo Wesley Sacardi, um casal gente-boa, que já entrou na história botando as mãos na massa (a Heloísa foi também a responsável por providenciar as senhas de castração dos filhotes no CCZ/SP).


No dia 28 de janeiro de 2012, os cobiçados filhotes chegaram finalmente aos eleitos, seus adotantes já escolhidos semanas antes.

Nico foi adotado pelo Mário, que passou a ter dois bebês em casa.
A Graça é a nova mãe do Nino.
A Nany passou a receber os mimos do Tadeu.

Os Cães do Parque é um grupo voluntário nascido por acaso, resultado da indignação de três pessoas com o descaso do poder público para com os animais abandonados - e do amor por eles. Não somos uma 'Ong' e Deus nos livre de receber um centavo que seja de recursos estatais. Nós não somos políticos, nós detestamos política e é justamente a relação com o serviço público a parte mais penosa e desagradável do trabalho que realizamos. Mesmo assim, não temos como não enxergar que grande parte do que realizamos todos os dias, seja nas redes sociais, seja no dia-a-dia, pisando na lama e sujando as mãos, é política pública - é o que o serviço público ganha para fazer e não faz: difundir cultura, cidadania e educação ambiental.

Como nós, há muita gente - nesta cidade, neste país - abraçando essa missão e realizando esse mesmo trabalho. Enquanto o poder público dorme, a sociedade toma para si a responsabilidade de solucionar os problemas que lhe incomodam - neste nosso assunto e em outros também.

Cada vez mais temos ouvido por aí: protetores de animais ainda não conhecem a força que têm. Ainda.

Essa é apenas uma reflexão.
 
Nico, Nino e Nany não sabem nada disso. Eles são só três cachorrinhos, cheios de amor, que hão de fazer muito felizes as famílias que os receberam.


O VÍDEO de
Nico, Nino e Nany!
(ligue o som!)



2 comentários:

  1. A NANYYYYYYY È LINDAAAAAAAAAAAAAAAAAAA MINHA FIOTAAAAAAA ......

    ResponderExcluir
  2. estou com tres filhotes que é rotivalaer mas não posso ficar com eles na minha casa não sei o que fazer

    ResponderExcluir