Castração gratuita de cães e gatos em São Paulo (SP)


A esterilização cirúrgica é tida como a única forma eficiente e segura de diminuir o problema dos animais em situação de risco, negligência ou abandono pelas ruas das cidades.

A prefeitura do município de São Paulo disponibiliza um eficiente programa permanente de controle reprodutivo de animais urbanos, tido como o maior do mundo: cada domicílio paulistano tem direito a até 10 (dez) castrações gratuitas, realizadas em uma pequena rede de clínicas particulares credenciadas.


ATENÇÃO: este não é o site da prefeitura! O que fazemos aqui é apenas a divulgação de um SERVIÇO PÚBLICO.
 

A castração só proporciona benefícios aos animais e também aos seus donos! 

 

Em gatas e cadelas (retirada cirúrgica de útero e ovários), além de evitar as crias indesejadas,  é uma prevenção efetiva contra doenças que podem colocar a vida das fêmeas em risco. A mais comum é o câncer de mama, desencadeado pela ação dos hormônios femininos a cada cio (normalmente a cada seis meses nas cadelas e a cada três meses nas gatas). Previne também a pseudociese (gravidez psicológica) e a piometra (uma grave infecção uterina). 

Em machos, cães e gatos, a castração (retirada cirúrgica dos testículos) previne o surgimento de doenças como o câncer de próstata e elimina completamente a possibilidade de tumores nos testículos. Além disso, atenua ou interrompe comportamentos desagradáveis, como a demarcação de território com urina (principalmente em gatos) e a simulação do ato sexual nas pernas das pessoas (em cães). Machos castrados também ficam mais dóceis e menos propensos à fugas.


____________________________________________

Quer adotar um cão ou um gatinho?
Clique AQUI.

____________________________________________ 



Quanto mais cedo a cirurgia de esterilização for realizada, melhor: nossa experiência mostra que o procedimento é muito menos traumático em filhotes, que normalmente no mesmo dia (às vezes até em poucas horas) já estão brincando normalmente, como se nada tivesse acontecido. Embora os critérios possam mudar de um veterinário para outro, tanto cãezinhos quanto gatinhos já podem ser castrados por volta do terceiro mês de vida.


Os profissionais credenciados pela prefeitura de São Paulo são especializados no procedimento, pois o realizam dezenas (às vezes centenas) de vezes todas as semanas. Também podemos falar a respeito com base em nossa experiência: já conduzimos mais de 300 animais para castração, praticamente todas realizadas por veterinários credenciados pela prefeitura, sem nenhuma intercorrência grave e sem nenhuma perda.




Orientações para castrar seu animal gratuitamente pela prefeitura de São Paulo

Antes de mais nada,  você deve cadastrar seu animal em um dos 10 postos de emissão de guias espalhados pela cidade:



Novos postos para cadastramento:

SUVIS São Miguel (Zona Leste)
Fone: 2031.5782
Rua José Pereira Cardoso, 193
Atendimento: das 9 às 15h (segunda à sexta) 

SUVIS Campo Limpo (Zona Sul)
Fone: 5814.8995
Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 89
Atendimento: das 9 às 15h (segunda à sexta)  



Para o cadastramento, você deve levar RG, CPF e um comprovante de endereço atualizado: pode ser uma conta de luz ou telefone, por exemplo, mas precisa estar no seu nome e, claro, ser do município de São Paulo.

Atenção: para o cadastramento você não precisa levar o animal!

Será emitida uma guia em seu nome. No ato dessa inscrição você deverá fazer a opção por uma das clínicas credenciadas.


ATENÇÃO: algumas das clínicas listadas não estão mais credenciadas pela prefeitura; ao retirar sua guia para castração em um dos postos de atendimento, confira a lista atualizada.




ZONA SUL

SACOMÃ
CLÍNICA ANCHIETA
VIA ANCHIETA, 1965 - VILA MOINHO VELHO - SACOMÃ
TEL:2157.0868

JABAQUARA
PET'S HEALTH
AV. PEDRO BUENO, 969 - JABAQUARA
DRA. VIVIANE
TEL: 5031.1682

JARDIM CONSÓRCIO
MULTIPET
AV. JOÃO PEIXOTO VIEGAS, 680 - JD. CONSÓRCIO
TEL: 5563.0889

ZONA LESTE

MOÓCA
CLÍNICA OFFICE DOG
RUA DA MOÓCA, 4000 - MOÓCA
DRA. IVANA DE CARVALHO - CRMV 6.312
TEL: 2011.2000

VILA PRUDENTE
CLÍNICA VETERINÁRIA HOTDOG
R. DO ORFANATO, 667 – VILA PRUDENTE
DRA. SHEILLA C. DA SILVA – CRMV 11.095
TEL: 2667.1067 / 2667.1068

ARTHUR ALVIM
CENTRO VETERINÁRIO ZONA LESTE
AV. ANTÔNIO ESTEVÃO DE CARVALHO, 1396 – CID.PATRIARCA
DR. WILSON GRASSI - CRMV 8.611
TEL: 2366.3250 / 2366.3270

TATUAPÉ
CLÍNICA VETERINÁRIA VINÍCIUS ROSSI
RUA EUCLIDES PACHECO, 177 - TATUAPÉ
DR. VINÍCIUS TOLEDO ROSSI - CRMV 18.068
TEL: 2023.2857 / 2042.2373

SÃO MATEUS
CLÍNICA VETERINÁRIA 6919.8300
R. ANIBAL DE BARROS, 94 - JARDIM SANTA ADÉLIA
DR. EDSON MASSAYUKI IWANAGA - CRMV 4.827
TEL: 2919.8300



ZONA NORTE

IMIRIM
CLÍNICA VETERINÁRIA SOS PELUDOS
AV. IMIRIM, 412 - IMIRIM
DR. PEDRO DE FREITAS SILVA - CRMV 21.517
TEL: 2501.5550 / 2501.7767

JARAGUÁ
CLÍNICA VETERINÁRIA ESTIMAKÃO
AV. ALEXIOS JAFET, 952 - JD. IPANEMA
DR. ERIK NEVES RODRIGUES - CRMV 7.654
TEL: 3943.4797

VILA MARIA
CASA VETERINÁRIA MASCOTE
AV. DAS CEREJEIRAS, 106 - JD. JAPÃO
DR. MÁRCIO ALCEU GIACOMINI - CRMV 3.293
TEL: 2954.3446

VILA GUSTAVO
CLÍNICA VETERINARIA ANDREZA REGINA SALIN
AV. GUSTAVO ADOLFO, 63 - VILA GUSTAVO
DRA. ANDREZA REGINA SALIN - CRMV 16.188
TEL: 2934.2637


ZONA OESTE

BUTANTÃ
PET LAND
AV. CORIFEU A. MARQUES, 985 – BUTANTÃ
DR. MARCO
TEL: 3721.4765 / 3721.4446

Fonte: Prefeitura de SP (OUT/2016)







De posse da guia, você deve ligar para a clínica escolhida e agendar a data da cirurgia. As clínicas credenciadas costumam ter agendas bastante cheias, portanto é possível que o procedimento seja marcado para até um mês depois. No dia da cirurgia, o animal deverá ficar em jejum completo (comida e água) por pelo menos 8 (oito) horas.

Atenção: a mesma pessoa que fez o cadastro deverá estar presente, com o animal, no dia da castração, para assinar a autorização para cirurgia.

As clínicas têm horários de atendimento diferentes, mas em todas o animal é liberado no mesmo dia, normalmente assim que volta da anestesia (algumas horas após o procedimento). 

Realizando a castração pela prefeitura, seu cão ou gato recebe também o RGA (Registro Geral do Animal), um documento similar a uma carteira de identidade. É ainda identificado: o veterinário implantará nele um microchip correspondente ao documento. Esse dispositivo provará para sempre que aquele animal é seu e pode ajudar, por exemplo, a encontrá-lo em caso de fuga.

Animais adultos recebem ainda, gratuitamente, a vacina antirrábica

O veterinário lhe orientará sobre cuidados no pós-operatório: alguns dias de medicação (antibiótico e anti-inflamatório), higiene e, se possível, repouso. Pronto: seu animalzinho estará apto para ter uma vida longa e muito mais tranquila a seu lado, sendo ainda mais companheiro e livre de todos os problemas causados pelo instinto reprodutivo.
 


Mutirões

Além do programa permanente, realizado através das clínicas particulares, equipes credenciadas pela prefeitura de São Paulo também realizam mutirões periódicos, em bairros da periferia. Nesses casos, a inscrição é feita no próprio local onde as cirurgias serão realizadas (normalmente em escolas municipais). 

Para se informar, procure a sub prefeitura da sua região ou ligue para o Centro de Controle de Zoonoses: 3397.8955 ou 3397.8956.



Nossa Recomendação

Os Cães do Parque, cuja ação é focada na Zona Norte, realizam a maior parte das cirurgias de castração com a Dra. Fernanda Conde. É uma profissional que respeitamos muito e cujo trabalho recomendamos: ela é especialista em controle reprodutivo e responsável por mais de 50 mil cirurgias de castração.

Em sua pequena clínica no bairro do Tucuruvi (próxima à estação Parada Inglesa do metrô), atende apenas de forma particular.

Para maiores informações: http://www.fernandaconde.com.br/





Um ato de amor

 
O programa permanente de controle reprodutivo de cães e gatos é um serviço público: usando ou não, você paga por ele. Portanto, use! Castre seu animal de estimação. Castre um animal de sua vizinhança, oriente seus amigos, parentes e vizinhos. Castre um animal de rua.

Castrar um animal é um ato de amor, que só traz benefícios a ele e também à sua comunidade.  


ATENÇÃO: não adianta deixar perguntas nos comentários. Se você tem alguma dúvida sobre o serviço público aqui divulgado, ligue para o Centro de Controle de Zoonoses: (11) 3397.8900.

30 comentários:

  1. Gente é muito bacana! Minha gatinha tem 4 meses e foi operada ontem e está ótima!Quer tiver acesso,corra atrás porque vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  2. ola sou da zona sul e castrei uma cachorrinha q estva na rua, fui super bem atendida.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da indicação, eu estava buscando na web e achei seu blog, foi de ajuda. obrigada

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela ajuda....não sabia que existia a castração gratuita...essa semana mesmo vou cadastrar minha cachorrinha...Abraços

    ResponderExcluir
  5. em contato com a zoonoses, fui MUITO bem atendido com toda atenção e presteza pelo Funcionário Carlos, onde me deu todas as informações necessárias e auxilio para que eu me dirija a unidade da
    Z\ Norte Freguesia do ó para inscrição da castração de meu Pet. Obrigado e continuem assim, Um bom atendimento engradece o Profissional.

    ResponderExcluir
  6. ESTIVE NA CLINICA ESTIMAKÃO E FUI MUITO BEM ATENDIDA ,FIZ CIRUGIA EM TRES CACHORRAS SE RECUPERARAM MUITO BEM .PARABEMS POR ESSE TRABALHO

    ResponderExcluir
  7. É nosso dever compartilhar esta informação tão valiosa... vamos divulgar no facebook, no ambiente de trabalho, na escola, no bar, ou seja lá onde for. Vamos usufruir desse benefício. Parabéns a todos que de alguma forma contribui para esta iniciativa.

    ResponderExcluir
  8. Pedimos um pouco de ATENÇÃO aos que postam comentários neste artigo: este NÃO é o SITE DA PREFEITURA, somos uma ação voluntária e estamos apenas DIVULGANDO um serviço público.

    ResponderExcluir
  9. Fiz um cadastro para a castração dos meus cães uma cadela de 6 meses hoje e um cão de 8 meses hoje, fiz o cadastro em abril de 2014, e logo após por orientação entrei em contato com a clinica até hoje dia 24/06/2014 ainda não entraram em contato comigo para agendar a cirurgia, e no termo diz que caso eu não realize a castração terei que pagar uma taxa a prefeitura ou seja este tipo de serviço disponibilizado pela prefeitura de são Paulo, não funciona a contento, pois demora muito para agendar a cirurgia e ainda poucas clinicas conveniadas no caso da zona leste de são Paulo, somente duas clinicas sendo uma no Tatuapé e outra em artur alvin, ai fica difícil realizar o controle de natalidade e zelar pela saúde dos cães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mesmo aconteceu comigo, demora muito até lá a cadela entra no cio, a clinica ficou enrolando e o tempo passando, é uma falha do programa.

      Excluir
    2. Legal é procurar uma clinica credenciada que tenha atendimento imediato, mesmo que não seja no bairro onde você reside, quando se faz o cadastramento na SUVIS você pode conseguir o telefone das clinicas cadastradas e consultar a que pode te atender de imediato.

      Excluir
  10. Já levei 4 gatinhos para castrar e estão lindos!! Levarei mais 1!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc poderia passar o numero p mim liga e marca tenho três gatinho p castrar por favor

      Excluir
  11. Também acho este projeto lindo, mas oriento a darem uma pesquisada em todas as clinica próximo a vocês e não irem apenas na recomendação do site pois já tive prova de que tanto a Conde como a Clinica Mascote na Vila Maria fazem um ótimo trabalho não só de cirurgia mas também de orientação pós cirúrgica.

    ResponderExcluir
  12. Eu recomendo, pois castrei a minha gatinha, e agora ela esta muito bem e só engordando. Agora vou recorrer ao programa para castrar os filhotes para poder doar.
    Realizei a castração na Clínica do Artur Alvim na zona leste e fui muito bem atendida.

    ResponderExcluir
  13. Fiquei muito contente com o site, excelente trabalho, gostaria de pedir que atualizem os locais de castração, pois fui informado pelo CCZ que existem outros novos.Parabens.

    ResponderExcluir
  14. Pessoal, a orientação do site é muito boa, mas como resido na zona Sul, usei os serviços do Centro Médico Veterinário Anchieta, fui muito bem atendido, minhas duas gatinhas estão muito bem da cirurgia, e a família toda esta contente com o atendimento da equipe medica da clinica, o tel de contato é 2157-0868.

    ResponderExcluir
  15. Pessoal, por medo da minha cachorrinha recem-adotada entrar no cio antes do tempo da cirurgia gratuita. pesquisei o preço da cirurgia nestas mesmas clinicas listadas pelo CCZ e o preço em algumas é muito em conta. quem achar que pode valer a pena, recomendo consultar!!!! O importante é não deixar de castrar nossos animais.

    ResponderExcluir
  16. Através dessas informações consegui fazer o castramento de meus dois gatos, na clinica estimacao jaragua , como e uma castração comunitária recomendo que no dia da castração de seu bichinho leve um lençol ou pano grande, pois será necessário para carregar após cirurgia, guarde esse, dia não marque compromissos achando que o processo dura ate 1 hora pois são muitas pessoas e os animais são entregue ao dono assim que acordam da anestesia e terão dificuldade de andar no primeiro dia,por isso muita paciência e calma que tudo vai da certo !

    ResponderExcluir
  17. vou cadastrar minha gatinha Lola !

    ResponderExcluir
  18. O blog foi de ótima ajuda, pois, vou adotar uma cachorrinha e já estava preocupada em castrar, já vou correr atrás pra poder fazer isso. Quero estar com tudo ajeitado assim q ela chegar.

    ResponderExcluir
  19. Castrei minha gatinha xereta e ela vai muitissimo bem! Amei! Adorei as recomendações!
    Só um adendo, tenha paciência, ois os primeiros dias eles ficam um pouco enjoadinhos.. :)

    ResponderExcluir
  20. gostei muito de saber que a prefeitura de São paulo disponibiliza esse serviço de castracão gratuito. tenho dois cachorrinhos adotados e preciso castrar.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo artigo foi muito útil, para mim. Minha cachorra esta no cio pela segunda vez e estou tendo muitos problemas, porque os cachorros estão até invadindo meu quintal para cruzar.
    Assim que eu fizer o RA vou agendar para castra-la !
    Muito obrigado, parabéns pelas informações clara!

    ResponderExcluir
  22. O serviço´é muito bom!
    já castrei uma cadela labradora, mas temos uma certa dificuldade no agendamento, os telefones da Estimakão dos 3 apenas 1 está em funcionamento, mesmo assim, muito difícil completar a ligação.
    Usuário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema. Liguei de manhã e a atendente informou que só agenda após as 15:30, depois desse horário nenhum telefone funcionou mais, isso quando só chamava!!! Complicado.

      Excluir
  23. Obrigada pelas informações...foi muito útil. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  24. Puxa feliz por São Paulo dar um suporte a nós com nossos animais...e triste pois hoje descobri que aqui em Guarulhos além de não encontrar este atendimento, ainda descobri que a Ong Miau é uma farsa,eles tem um site para dizer que tem tantas preocupações com animais,mas quando liguei, a atendente Kelly disse não saber de nenhum lugar em Guarulhos que pudesse me indicar para doação de um gato(não tem abrigo) segundo a mesma sabe apenas que em São Paulo mas não indicou nenhum lugar pois desconhece.Muito complicado,mas continuo em busca de um local seguro para doar um gato, macho, 2 meses, preto...Infelizmente eu não tenho condições de cuidar, mas estou me empenhando...Obrigada pelo espaço ...

    ResponderExcluir
  25. gostei demais das informações!! obrigada mesmo !
    ah
    o 1º telefone de artur alvim esta INCORRETO, acabei ligando para uma familia que pede para voces tirarem o nemero deles por gentileza.

    ResponderExcluir