Vida

No dia 23 de Junho, um feriado, poucos dias antes de o nosso site estrear, noticiamos nas redes que havíamos encontrado e resgatado do parque, uma ninhada de quatro cachorrinhos com poucas horas de nascidos. 

Com os olhos fechados e ainda com os cordões umbilicais, foram encontrados numa caixa de sapatos. Haviam sido deixados para morrer.

Desde então, não falamos mais publicamente sobre o caso, nem sobre os cachorrinhos.

Contaremos a história agora.

Diante do fato, inevitável pensar em muitas coisas.

Pensar no desespero da cachorrinha-mãe, expropriada de seus filhotes tão logo haviam nascido. Pensar na crueldade de quem fez tal coisa. Pensar na irresponsabilidade de quem tem uma cadela em casa e a deixa emprenhar, em uma cidade em que a prefeitura disponibiliza um eficiente programa gratuito de castrações. Pensar em um enorme parque público na zona norte de São Paulo, que deveria ser um difusor de educação ambiental para a população que vive em seu entorno, mas que, muito longe disso, é visto como terra de ninguém, uma área com vários trechos semi-abandonados, em que o frequente abandono de animais é apenas um dos crimes que constantemente se observa - enquanto seus administradores, paralisados pela falta de recursos e pela inércia que caracteriza o serviço público, nada podem fazer além de esperar que, em algum lugar bem longe dali, políticos se lembrem que aquele lugar existe e decidam dar a ele alguma atenção (e um pouco mais de recursos provenientes dos NOSSOS impostos), coisa que há muitos anos não acontece.

Nós, cidadãos, voluntários e ligados ao parque por razões afetivas, também esperamos por isso.

Os cachorrinhos abandonados, contudo, não podiam esperar.


Mesmo sabendo que conseguir que sobrevivessem seria muito improvável, os recolhemos. A Soraia aceitou o desafio de cuidar deles 24 horas por dia, como a mãe faria. 


 


E isso incluiria não só amamentá-los, como também mantê-los aquecidos, cuidar para que não se engasgassem, estimulá-los, limpá-los. 






 


Houve orientação veterinária e dicas de outros protetores. Foi usado leite de cadela (sim, existe disponível em alguns petshops e é bem caro) e receitas caseiras.





Apesar de todo empenho, o filhote menor e mais fraquinho, só sobreviveu por algumas horas. Dois dias depois, um outro também morreu. Uma cachorrinha marrom e aparentemente forte, parecia que sobreviveria, mas acabou sucumbindo depois de uma semana. Não é difícil imaginar que o sistema imunológico de animaizinhos tão frágeis seja duramente afetado pelo fato de não chegarem a receber o leite materno.

O fato é que, da ninhada, só um dos filhotes - uma fêmea - suportou esses primeiros dias, em que a vida lhes recebeu de forma tão dura.

Quinze dias após o resgate, ela começou a abrir os olhos.

15 dias
18 dias
30 dias
40 dias

A sobrevivente cresceu e é uma cachorrinha alegre, esperta e absolutamente normal. Ela nunca teve sequer a chance de mamar ou de dormir agasalhada pelo corpo de sua própria mãe. Mas ela não sabe disso. Corre, brinca, mastiga coisas, late, pula. Convive com outros cães, com gatos e com pessoas - e gosta de todos.

Ela nada sabe sobre a crueldade e a irresponsabilidade humana. Nem tem opinião sobre as mil faces da incompetência dos serviços públicos.

Hoje ela recebeu a primeira dose de vacina V10. Daqui mais um mês será castrada. Depois disso, estará apta para ser adotada. Uma adoção muito especial. A mais especial de todas.

45 dias
O nome dela é Vida.





27 comentários:

  1. Por @MeigaJolie!
    Sabe quando se termina de ler um texto e você fica sem palavras... silencia-se?? Chorei.
    Parabéns pela iniciativa pelo texto pela coragem por vocês existirem e por fazerem a diferença.

    ResponderExcluir
  2. Fábio, eu tenho uma admiração tão grande por vocês, na mesma proporção que o desprezo por quem abandona um animalzinho. As pessoas muitas vezes me criticam por tomar as dores dos animais visto que temos tantas crianças quase nas mesmas condições.Concordo, temos que fazer por todos que precisam, inclusive os nossos anjinhos de rabo.
    Parabéns, vocês são especiais, que Deus os proteja sempre!
    Um beijo
    Lana Nanni

    ResponderExcluir
  3. Não entendo como existem pessoas tão MÁS no nosso planeta... Como elas podem abandonar filhotinhos indefesos, com horas de vida, dentro de uma caixa, e depois voltarem para casa com a consciência limpa?? Simplesmente não tenho palavras para definir alguém assim.

    Que linda essa menina, a Vida. Espero que ela continue saudável assim, e que encontre um bom lar. Quem adotá-la vai ser um indivíduo muito sortudo!

    ResponderExcluir
  4. Não tem como ler esse lindo texto e não se emocionar... realmente não há limites para a crueldade humana. Mas graças a Deus, também não há limites para o amor de pessoas como vocês. A Vida é uma vencedora, tão pequenininha e já passando por tantos obstáculos pra sobreviver. Uma história muito triste que foi mudada graças a vocês! Que ela seja adotada por alguém MUITO ESPECIAL. Tenho certeza que ela retribuirá todo o carinho e amor que vocês deram, e fará sua nova família muito feliz.

    ResponderExcluir
  5. Torço pra que essa princesa encontre um tutor.

    Temos que acreditar que nós os bons somos maiorias e continuar trabalhando para erradicar o descaso com animais.

    Muito legal o trabalho. Se puder, me acompanhem no www.facebook.com/drhatovet e no twitter www.twitter.com/drhatovet

    Vamos continuar esse trabalho juntos.

    Hospital Veterinário e Petshop Dr. Hato
    Santo André - São Bernardo - SP

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!!!!!
    Que Deus os abençoe!!!!
    Emocionante a estoria da Vida!

    ResponderExcluir
  7. Vida...
    Sinal ainda que existem anjos..e que por trás destes anjos existe Deus...
    PArabens a todos vcs..estarei divulgando..
    Beijossss

    ResponderExcluir
  8. Estou emocionada dou graças a Deus por existir pessoas com o coração bondoso e com grande amor pelos animais só lamento que existão seres humanos nem sei se posso chamar de ser humano alguém que faz tamanha crueldade mais Deus que é maravilhoso e colocou no coração de vôces o dom do Amor! Continuem fazendo este trabalho que é lindo Deus os recompençarar Beijos♥♥♥

    ResponderExcluir
  9. gostaria muito de adotar eesa cachorrinha

    ResponderExcluir
  10. gostaria muito de adota-la amei essa cachorrinha ss_anderson32@hotmail.com 11 73359727

    ResponderExcluir
  11. vou ser bem claro,nos dão o titulo de "humanos". HUMANOS são eles, nós somos animais.

    ResponderExcluir
  12. Eu gostaria de adota-la meu e-mail é erika.baduu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, queridos, parabéns pelo lindo trabalho. Graças a Deus que vocês existem e cuidam desses animais. Essa cachorrinha é muito linda.
    Beijos e feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  14. A Ela é Muito linda como eu faço para adotar???

    ResponderExcluir
  15. q historia linda como eu faço para adotar???????????????? ass gideone felip

    ResponderExcluir
  16. Ainda bem que existem pessoas como vcs, q Deus possa recompensar toda a sua dedicaçao. Sou muitooo apaixonada por animais...e me corta o coraçao e fico mal quando vejo alguem maltrando um ser tao indefeso. Faria tudo pra adotar a VIDA, ela com certeza traria muita felicidade a minha VIDA, so que moro em Minas e nao tem como. Fui a um canil proximo a minha cidade adotar um sabado passado, mas como nao era dia de adoçao, nao me deixaram adotar, fiquei super triste. Nao importo com raça, nada, so quero q seja pequeno pra quando eu viajar poder levar ele comigo. Enfim, q vc continue nesse caminho pq alem do amor de Deus vc recebe o amor desses bichos e nao tem pagamento melhor q esse. Felicidades!!!

    ResponderExcluir
  17. Ai eu quero muito ela, por favor. vou deixar um comentario todos os dias.

    ResponderExcluir
  18. oi meu nome é geniclecia li sobre a história da vida e queria adota-la.
    Queria que ela fizesse parte da minha familia.
    Por favor entrem em contato comigo meu tel é (75)91107225.

    ResponderExcluir
  19. ela e muito linda to apaixonado pela vida ela e um encanto

    ResponderExcluir
  20. eu moro em brasilia mais queria ela porfavor ENTRE em contato comigo 61 85862970

    ResponderExcluir
  21. Olá, gostaria de saber se a vida ainda eta disponível?
    kaka_magalhaes1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Parabens pela atitude de vocês, enquanto tem tanta gente maltratando essas bençãos de deus, vocês as acolhe dando todo amor que os animais merecem, estão de parabens mesmo , se eu pudesse adotava todos, ! a vida é muito linda apaixonei nela ! *--* grande abraço a todos vocês, fiquem com Deus !

    ResponderExcluir
  23. adorei ela!!! é muito fofa!

    ResponderExcluir
  24. meu nome é sueli veronez,sou da cidade de limeira e adorei a cadela Vida e ela é um guerreira,lindo e perfeito o nome que deram à ela..parabéns voces são abençoados por Deus...

    ResponderExcluir
  25. Quero Muito adota-la meu nome é Caroline
    meu email: caroline-nunes-nascimento@bol.com
    Celular (11) 61078328
    (11) 81454582

    ResponderExcluir
  26. Que história linda... Sou grata pelo empenho de vcs, por existir pessoas como vcs... Amo animais!!!

    ResponderExcluir