#AdoteUmAnimalAbandonado


Que as redes sociais tornaram-se grandes tribunas de manifestação do livre pensamento, ninguém mais ignora. Até governos já foram derrubados a partir de movimentos iniciados nas redes.

E dentre as redes, o twitter, pela sua característica - textos curtíssimos, condensando idéias em poucos caracteres - é a que tem maior poder de espalhar um tema em pouquíssimo tempo. Somado a isso, a grande presença na rede de microblogs de artistas, políticos, celebridades e formadores de opinião de todos os tipos é capaz de fazer uma idéia reverberar para muito além do universo virtual.

Recentemente, todos vimos a hashtag #OdeioRodeio expressar o pensamento da esmagadora maioria do povo brasileiro. Diante da gritaria ocorrida na rede social, foi impossível à 'grande mídia' - normalmente pré-pautada pelas agências de notícias e cheia de critérios para não desagradar os interesses de seus patrocinadores - ignorar o movimento. Matérias a respeito foram publicadas, os portais disponibilizaram enquetes sobre o tema. Políticos, sempre prontos para uma oportuna ação demagógica, propuseram proibições aos rodeios em algumas cidades. 

Mas, muito acima disso, podemos ter certeza, os patrocinadores de tais festas que usam animais como instrumento de diversão, sentiram o baque. Podemos esperar que nos próximos anos, as verbas destinadas ao patrocínio de rodeios tende a minguar: nenhuma marca quer estar vinculada a algo tão completamente anti-popular.

Amanhã, 04 de Outubro, é Dia de São Francisco - e também Dia dos Animais. Nós propusemos e há alguns dias estamos articulando a realização de um 'twitaço': o plano é colocar a hashtag #AdoteUmAnimalAbandonado nos Trending Topics.

Já conseguimos isso uma vez: para quem não se lembra ou não participou, está documentado aqui.




E o que pretendemos com o 'twitaço'?

Antes de mais nada, espalhar e fortalecer as idéias de sempre, fazendo-as chegar a mais pessoas e tentando fazer com que mais pessoas as compreendam e se envolvam: 

- adotar um animal abandonado é um ato de cidadania, é uma atitude de sustentabilidade, é cuidar do meio-ambiente; 

- quem prefere adotar um cão ou gato, ao invés de comprar um, mostra que amigo não se escolhe pela raça ou pela cor;  

- quem adota, ao invés de comprar, deixa de financiar um comércio muitas vezes indigno, baseado na exploração de 'matrizes' que vivem apenas para procriar e que nenhum benefício reverte para a coletividade;

- mesmo a quem não pode adotar um animal, é possível participar, integrando-se a grupos voluntários e apoiando ONGs e protetores independentes;

- adotar um animal abandonado é um ato de amor.


Mas também pretendemos mais. Pretendemos produzir barulho suficiente para que seja 'ouvido' pelos políticos, em especial aos que desejam candidatar-se às eleições municipais no próximo ano: e fazê-los entender que a proteção animal é um tema extremamente atual, assunto permanente nas redes sociais e preocupação de uma larga faixa do eleitorado. Logo, precisa estar devidamente contemplado em futuros programas de governo

A implantação de políticas eficientes e modernas voltadas à proteção animal, deixando de encarar o assunto como mera questão "sanitária" e integrando-o às questões de meio-ambiente, significa atingir em cheio a sensibilidade e os anseios de muita gente e pode significar votos qualificados, em especial da classe média, das mulheres e dos jovens. E poderá, sim, ser uma mina de votos para os candidatos que abraçarem a causa, desde que o façam com sinceridade: pois se estará lidando com um tipo de eleitor que não se contentará com promessas vazias e não cumpridas, um tipo de eleitor que sabe como cobrar.

Políticos, com raras exceções, vivem em 'redomas', longe da vida real e quase que permanentemente envolvidos em disputas partidárias. Mas a maioria deles têm assessores espertos, que certamente estão muito atentos ao que acontece nas mídias sociais.

Nós pretendemos ver algo que nunca aconteceu: que esse nosso assunto esteja na propaganda eleitoral gratuita do próximo ano. E temos razões para acreditar que isso será possível.


Então é isso!

Dia 04/10, fale sobre o assunto em seus tuítes e inclua a hashtag #AdoteUmAnimalAbandonado .


Ou: fale sobre qualquer assunto, mas cole lá no final: #AdoteUmAnimalAbandonado .


Você fala com celebridades, artistas, gente que tem muitos seguidores? Então peça a eles que retuítem: #AdoteUmAnimalAbandonado .




Vamos fazer um barulhão.
Vai ser divertido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário