Castração gratuita de cães e gatos em São Paulo (SP)


A esterilização cirúrgica é tida como a única forma eficiente e segura de diminuir o problema dos animais em situação de risco, negligência ou abandono pelas ruas das cidades.

A prefeitura do município de São Paulo disponibiliza um eficiente programa permanente de controle reprodutivo de animais urbanos, tido como o maior do mundo: cada domicílio paulistano tem direito a até 10 (dez) castrações gratuitas, realizadas em uma pequena rede de clínicas particulares credenciadas.


ATENÇÃO: este não é o site da prefeitura! O que fazemos aqui é apenas a divulgação de um SERVIÇO PÚBLICO.
 

A castração só proporciona benefícios aos animais e também aos seus donos! 

 

Em gatas e cadelas (retirada cirúrgica de útero e ovários), além de evitar as crias indesejadas,  é uma prevenção efetiva contra doenças que podem colocar a vida das fêmeas em risco. A mais comum é o câncer de mama, desencadeado pela ação dos hormônios femininos a cada cio (normalmente a cada seis meses nas cadelas e a cada três meses nas gatas). Previne também a pseudociese (gravidez psicológica) e a piometra (uma grave infecção uterina). 

Em machos, cães e gatos, a castração (retirada cirúrgica dos testículos) previne o surgimento de doenças como o câncer de próstata e elimina completamente a possibilidade de tumores nos testículos. Além disso, atenua ou interrompe comportamentos desagradáveis, como a demarcação de território com urina (principalmente em gatos) e a simulação do ato sexual nas pernas das pessoas (em cães). Machos castrados também ficam mais dóceis e menos propensos à fugas.


____________________________________________

Quer adotar um cão ou um gatinho?
Clique AQUI.

____________________________________________ 



Quanto mais cedo a cirurgia de esterilização for realizada, melhor: nossa experiência mostra que o procedimento é muito menos traumático em filhotes, que normalmente no mesmo dia (às vezes até em poucas horas) já estão brincando normalmente, como se nada tivesse acontecido. Embora os critérios possam mudar de um veterinário para outro, tanto cãezinhos quanto gatinhos já podem ser castrados por volta do terceiro mês de vida.


Os profissionais credenciados pela prefeitura de São Paulo são especializados no procedimento, pois o realizam dezenas (às vezes centenas) de vezes todas as semanas. Também podemos falar a respeito com base em nossa experiência: já conduzimos mais de 300 animais para castração, praticamente todas realizadas por veterinários credenciados pela prefeitura, sem nenhuma intercorrência grave e sem nenhuma perda.




Orientações para castrar seu animal gratuitamente pela prefeitura de São Paulo

Antes de mais nada,  você deve cadastrar seu animal em um dos 10 postos de emissão de guias espalhados pela cidade:


Para o cadastramento, você deve levar RG, CPF e um comprovante de endereço atualizado: pode ser uma conta de luz ou telefone, por exemplo, mas precisa estar no seu nome e, claro, ser do município de São Paulo.

Atenção: para o cadastramento você não precisa levar o animal!

Será emitida uma guia em seu nome. No ato dessa inscrição você deverá fazer a opção por uma das clínicas credenciadas.


ATENÇÃO: algumas das clínicas listadas não estão mais credenciadas pela prefeitura; ao retirar sua guia para castração em um dos postos de atendimento, confira a lista atualizada.




ZONA SUL

SANTO AMARO
HOSPITAL VETERINÁRIO - UNISA
R. JOSÉ PORTOLANO, 157 - JD DAS IMBUIAS
TEL: 2141.8562

PARELHEIROS
CLÍNICA VETERINARIA SÃO SEBASTIÃO
AV. SADAMU INOUE, 6934 - JARDIM ALMEIDA
LOURIVAL A. JOÃO DE OLIVEIRA - CRMV 23.985
TEL: 5921.4362 / 3448.7323


ZONA LESTE

SAPOPEMBA
CLÍNICA VETERINÁRIA NUCVET
NÚCLEO VETERINÁRIO CLÍNICO E CIRÚRGICO
AV. SAPOPEMBA, 12.199 - JARDIM ADUTORA
DRA. IVANA DE CARVALHO - CRMV 6.312
TEL: 2011.2000

VILA PRUDENTE
CLÍNICA VETERINÁRIA HOTDOG
R. DO ORFANATO, 667 – VILA PRUDENTE
DRA. SHEILLA C. DA SILVA – CRMV 11.095
TEL: 2667.1067 / 2667.1068

LAJEADO
CLÍNICA VETERINÁRIA SANTA QUITÉRIA
ESTRADA DO LAJEADO VELHO, 1206 - SALAS 2, 3 e 4
DRA. KATIA CHRISTINA JONESKU - CRMV 13.320
TEL: 2554.6763 / 2228.3633

ARTHUR ALVIM
CENTRO VETERINÁRIO ZONA LESTE
R. MACIEL MONTEIRO, 937 - VILA NHOCUNÉ
DR. WILSON GRASSI - CRMV 8.611
TEL: 2746.7664 / 2746.7669 / 2741.6959

PONTE RASA
CLÍNICA VETERINÁRIA VINÍCIUS ROSSI
AV. ÁGUIA DE HAIA, 4378 - JD. SORAIA
DR. VINÍCIUS TOLEDO ROSSI - CRMV 18.068
TEL: 2023.2857

SÃO MATEUS
CLÍNICA VETERINÁRIA 6919.8300
R. ANIBAL DE BARROS, 94 - JARDIM SANTA ADÉLIA
DR. EDSON MASSAYUKI IWANAGA - CRMV 4.827
TEL: 2919.8300


ZONA NORTE

CASA VERDE
CLÍNICA VETERINÁRIA SOS PELUDOS
R. PADRE JOAO GUALBERTO, 43 - IMIRIM
DR. PEDRO DE FREITAS SILVA - CRMV 21.517
TEL: 2501.5550 / 2501.7767

JARAGUÁ
CLÍNICA VETERINÁRIA ESTIMAKÃO
AV. ALEXIOS JAFET, 952 - JD. IPANEMA
DR. ERIK NEVES RODRIGUES - CRMV 7.654
TEL: 3943.4797 / 4102.1191

VILA MARIA
CASA VETERINÁRIA MASCOTE
AV. DAS CEREJEIRAS, 106 - JD. JAPÃO
DR. MÁRCIO ALCEU GIACOMINI - CRMV 3.293
TEL: 2954.3446

TUCURUVI
CLÍNICA VETERINARIA CONDE
R. ELVIRA DE BORTOLE, 91 - PARADA INGLESA
DRA. FERNANDA CONDE - CRMV 14.264
TEL: 2934.0878

VILA MEDEIROS
CLÍNICA VETERINARIA ANDREZA REGINA SALIN
R. JULIO BUONO, 1089 - VILA GUSTAVO
DRA. ANDREZA REGINA SALIN - CRMV 16.188
TEL: 2934.2637


Fonte: Prefeitura de SP (dez/2011)






De posse da guia, você deve ligar para a clínica escolhida e agendar a data da cirurgia. As clínicas credenciadas costumam ter agendas bastante cheias, portanto é possível que o procedimento seja marcado para até um mês depois. No dia da cirurgia, o animal deverá ficar em jejum completo (comida e água) por pelo menos 8 (oito) horas.

Atenção: a mesma pessoa que fez o cadastro deverá estar presente, com o animal, no dia da castração, para assinar a autorização para cirurgia.

As clínicas têm horários de atendimento diferentes, mas em todas o animal é liberado no mesmo dia, normalmente assim que volta da anestesia (algumas horas após o procedimento). 

Realizando a castração pela prefeitura, seu cão ou gato recebe também o RGA (Registro Geral do Animal), um documento similar a uma carteira de identidade. É ainda identificado: o veterinário implantará nele um microchip correspondente ao documento. Esse dispositivo provará para sempre que aquele animal é seu e pode ajudar, por exemplo, a encontrá-lo em caso de fuga.

Animais adultos recebem ainda, gratuitamente, a vacina antirrábica

O veterinário lhe orientará sobre cuidados no pós-operatório: alguns dias de medicação (antibiótico e anti-inflamatório), higiene e, se possível, repouso. Pronto: seu animalzinho estará apto para ter uma vida longa e muito mais tranquila a seu lado, sendo ainda mais companheiro e livre de todos os problemas causados pelo instinto reprodutivo.




Nossa Recomendação

Os Cães do Parque, cuja ação é focada na Zona Norte, realizam a maior parte das cirurgias de castração com a Dra. Fernanda Conde, credenciada pela prefeitura de São Paulo. É uma profissional que respeitamos muito e cujo trabalho recomendamos. 

Em sua pequena clínica no bairro do Tucuruvi (próxima à estação Parada Inglesa do metrô), disponibiliza semanalmente cerca de 100 (cem) vagas para castrações do programa municipal; e também atende de forma particular, com preços muito acessíveis.

Os animais são recebidos na parte da manhã (até 9h30) e liberados no período da tarde (a partir de 15h).

Para maiores informações: http://www.fernandaconde.com.br/


 


Mutirões

Além do programa permanente, realizado através das clínicas particulares, equipes credenciadas pela prefeitura de São Paulo também realizam mutirões periódicos, em bairros da periferia. Nesses casos, a inscrição é feita no próprio local onde as cirurgias serão realizadas (normalmente em escolas municipais). 

Para se informar, procure a sub prefeitura da sua região ou ligue para o Centro de Controle de Zoonoses: 3397.8955 ou 3397.8956.





Um ato de amor

 
O programa permanente de controle reprodutivo de cães e gatos é um serviço público: usando ou não, você paga por ele. Portanto, use! Castre seu animal de estimação. Castre um animal de sua vizinhança, oriente seus amigos, parentes e vizinhos. Castre um animal de rua.

Castrar um animal é um ato de amor, que só traz benefícios a ele e também à sua comunidade.  


ATENÇÃO: não adianta deixar perguntas nos comentários. Se você tem alguma dúvida sobre o serviço público aqui divulgado, ligue para o Centro de Controle de Zoonoses: (11) 3397.8900.

13 comentários:

  1. Gente é muito bacana! Minha gatinha tem 4 meses e foi operada ontem e está ótima!Quer tiver acesso,corra atrás porque vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  2. ola sou da zona sul e castrei uma cachorrinha q estva na rua, fui super bem atendida.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da indicação, eu estava buscando na web e achei seu blog, foi de ajuda. obrigada

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela ajuda....não sabia que existia a castração gratuita...essa semana mesmo vou cadastrar minha cachorrinha...Abraços

    ResponderExcluir
  5. em contato com a zoonoses, fui MUITO bem atendido com toda atenção e presteza pelo Funcionário Carlos, onde me deu todas as informações necessárias e auxilio para que eu me dirija a unidade da
    Z\ Norte Freguesia do ó para inscrição da castração de meu Pet. Obrigado e continuem assim, Um bom atendimento engradece o Profissional.

    ResponderExcluir
  6. ESTIVE NA CLINICA ESTIMAKÃO E FUI MUITO BEM ATENDIDA ,FIZ CIRUGIA EM TRES CACHORRAS SE RECUPERARAM MUITO BEM .PARABEMS POR ESSE TRABALHO

    ResponderExcluir
  7. É nosso dever compartilhar esta informação tão valiosa... vamos divulgar no facebook, no ambiente de trabalho, na escola, no bar, ou seja lá onde for. Vamos usufruir desse benefício. Parabéns a todos que de alguma forma contribui para esta iniciativa.

    ResponderExcluir
  8. Pedimos um pouco de ATENÇÃO aos que postam comentários neste artigo: este NÃO é o SITE DA PREFEITURA, somos uma ação voluntária e estamos apenas DIVULGANDO um serviço público.

    ResponderExcluir
  9. Fiz um cadastro para a castração dos meus cães uma cadela de 6 meses hoje e um cão de 8 meses hoje, fiz o cadastro em abril de 2014, e logo após por orientação entrei em contato com a clinica até hoje dia 24/06/2014 ainda não entraram em contato comigo para agendar a cirurgia, e no termo diz que caso eu não realize a castração terei que pagar uma taxa a prefeitura ou seja este tipo de serviço disponibilizado pela prefeitura de são Paulo, não funciona a contento, pois demora muito para agendar a cirurgia e ainda poucas clinicas conveniadas no caso da zona leste de são Paulo, somente duas clinicas sendo uma no Tatuapé e outra em artur alvin, ai fica difícil realizar o controle de natalidade e zelar pela saúde dos cães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mesmo aconteceu comigo, demora muito até lá a cadela entra no cio, a clinica ficou enrolando e o tempo passando, é uma falha do programa.

      Excluir
  10. Já levei 4 gatinhos para castrar e estão lindos!! Levarei mais 1!

    ResponderExcluir
  11. Por favor me orientem!
    Uma gata de rua deu cria de 2 filhotes no telhado do meu vizinho, eu comecei a colocar ração e agua no meu quintal para eles que devem estar com uns 2 meses, porém a mãe esta prenha de novo e todos são super ariscos, não conseguimos chegar perto... Como posso fazer para leva-los para castrar? Além do problema de conseguir pega-los, pelo que pesquisei os programas de castração gratuitos os gatos tem que ser meu, estou preocupada com uma super população o que posso fazer, uma vez que não aceito ser omissa?

    ResponderExcluir