Quatro de Outubro


Quatro de Outubro, dia de São Francisco de Assis - e também Dia Mundial dos Animais -, já é uma data tradicional para a realização de eventos da proteção; e é também a data em que a imprensa abre espaço para o assunto.

Este ano, estivemos em dois eventos que movimentaram o dia de cachorreiros e gateiros da cidade.



Amigos para Sempre


Em evento realizado no Parque da Juventude, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Transportes Metropolitanos e entidades protetoras, fez o lançamento da campanha Amigos para Sempre: oportuna continuação das ações iniciadas em 2012, a campanha tem seu foco na guarda responsável de animais domésticos e contra a prática de abandonos, em especial nos parques e demais áreas florestais.

No evento, foi apresentado o filme Max: uma história de abandono, do ponto de vista do abandonado. Apesar da iniciativa da produção ter sido da comunicação da SMA, o fato de o "cenário" escolhido ter sido um parque, faz com que nos sintamos - sem falsa modéstia! - coautores do filme.


Amigos para Sempre também tem um concurso: crianças e jovens podem se inscrever e enviar trabalhos (textos ou ilustrações) sobre o tema proposto - guarda responsável de animais - e os melhores farão parte de uma exposição e de um livro, que será editado ainda este ano.

Informações sobre o concurso, neste LINK.

Bruno Covas, secretário de meio ambiente, no evento de lançamento da campanha Amigos para Sempre.

Um folheto com a assinatura do Governo do Estado de São Paulo sobre o tema também foi produzido: foi uma sugestão nossa; a como a redação do texto também foi nossa, aproveitamos para falar dos tema que mais gostamos: castração.

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Graças à parceria com a Secretaria de Transportes Metropolitanos, a campanha Amigos para Sempre terá seu principal foco de divulgação nas estações de trem, metrô e ônibus da Grande São Paulo.


Animais urbanos - cães e gatos -, principalmente quando em situação de abandono ou negligência, sempre foram encarados pelo poder público como um assunto de saúde pública, logo, um problema que exigia soluções meramente sanitárias.

Por se desenvolver na área de um parque estadual, o trabalho da ação voluntária Os Cães
do Parque, desde seu início defendeu para o tema uma abordagem diferente: encarar cães e gatos como questão de MEIO AMBIENTE e destinar a eles a mesma dignidade de outras questões ambientais.

Um longo caminho foi percorrido, até que, nos últimos dois anos, a ideia que defendíamos (bem como todas as justificativas para isso), foram incorporadas ao discurso oficial da Secretaria de Meio Ambiente.

Um fato: o governo não sabia NADA sobre o tema. Instituto Florestal e Fundação Florestal não têm UMA LINHA sequer de pesquisa sobre o assunto. Todo o discurso das autoridades ambientais paulistas sobre esse tema foi levado até elas pelas ação voluntária Os Cães do Parque e entidades parceiras




As ações da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, até aqui, são de cunho educacional: visam proteger as áreas florestais do impacto causado pelos animais abandonados e sensibilizar as pessoas, chamando a atenção para a responsabilidade que se assume ao comprar ou adotar um animal de estimação

Banner da campanha já instalado em uma estação de metrô.

Temos razões para acreditar que, nos próximos anos, poderemos avançar muito, conquistando ações de maior alcance e instituindo uma verdadeira política de estado para o assunto.



Celebridade Vira-Lata


Ainda no dia 4 de Outubro, mas à noite, gente da proteção, simpatizantes do tema, além de cachorros (muitos cachorros), se reuniram no Matilha Cultural para o lançamento da 5ª edição do Calendário Celebridade Vira-Lata.

Concebido e produzido pela publicitária Luciane Sarraf, o Celebridade Vira-Lata é um dos mais belos, originais e  inteligentes trabalhos de proteção animal de São Paulo. A ideia: fotografar vira-latas adotados, contar suas histórias e editar tudo em um calendário, vendido como obra artística. Com o dinheiro arrecadado, bancar a realização de mutirões de castração em comunidades carentes.

A proposta é atuar na CAUSA do problema: sem apelos chorosos, sem feirinhas de adoção, sem um abrigo lotado de animais e - principal - sem um centavo de dinheiro público, o Celebridade já realizou mais de 3.000 castrações.

Luli e os vira-latas celebridades: mais de 3.000 animais castrados, nenhum centavo de dinheiro público.

A empatia entre Os Cães do Parque e o Celebridade Vira-Lata é óbvia: a aposta na alegria, na arte, na beleza - e com foco na solução.


[projeto espiadela | lançamento calendário celebridade vira-lata 2014] from monica march on Vimeo.



O que o Celebridade prova de mais importante é que é plenamente possível praticar proteção animal passando bem longe de velhos e batidos clichês; e, se uma pessoa sozinha consegue tal resultado, outras iniciativas particulares, outras pessoas - e empresas, por que não? - podem muito bem seguir esse exemplo. 

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