#Twitaço - Dia dos Animais

Por Fábio Pegrucci
Para Os Cães do Parque


Foi muito legal.
E o barulho foi grande.


Na última terça, 4 de Outubro, Dia dos Animais, o twitaço #AdoteUmAnimalAbandonado acabou se tornando uma enorme celebração virtual. Milhares de pessoas reproduziram a hashtag em seus tuítes durante todo o dia, mantendo-a por 24 horas entre os tópicos mais comentados da rede social. Entre elas, muitos famosos, gente da TV, da música e da política.


Os objetivos do evento, cremos, foram totalmente alcançados. Temos certeza de que muita gente acabou se envolvendo mais com o assunto, adquiriu mais consciência sobre ele e passou a ter vontade de adotar um animal. Acreditamos também que, para a mídia e para os políticos, foi uma amostra da capacidade de mobilização das pessoas envolvidas nesse trabalho e do quanto esse tema é atual e merece atenção em futuros programas de governo.


Mostra também que a imagem que sempre se teve de protetores de animais - senhorinhas de poucos recursos, acumulando cães e gatos de rua em casa, tratando deles de forma precária e implorando por ajuda e por adoções - já não corresponde à realidade. Protetores de animais hoje, são pessoas atualizadas, dotadas de recursos, com forte presença nas redes sociais e que fazem delas a sua tribuna: as mesmas redes sociais capazes de derrubar governos.


Outra coisa ótima de se notar foi que, apesar da presença maciça de ONGs, protetores independentes e simpatizantes do trabalho de proteção animal no twitter, houve unidade: todos apoiaram a mesma hashtag, sem vaidades, sem querer direcionar holofotes para si.


E este não é mesmo um terreno para vaidades.


Não houve exatamente uma 'coordenação' para o evento. Algumas notas e pequenas matérias em sites saíram, todas cavadas pela assessoria prestada pela @CidaCandido; e publicamos um artigo em nosso site um dia antes, explicando o objetivo do evento.

Nos dias anteriores, algumas coisas chegamos a combinar em off com a @MarianaAidar, que foi pessoalmente 'buscar' a adesão de alguns famosos. 

Sabíamos que o 'start' seria dado em conjunto com amigos e divulgadores de sempre, twiters expressivos, como a Ong Cão sem Dono (@caosemdono), o Luiz Augusto (@QueridoCachorro), a Ana Corina (@maedecachorro), a Nanci Corbioli (@AdoteUmBicho), a Lilian Rockenbach (@) e o blog @Cachorrolandia. E houve muita gente entusiasmada com a idéia desde o início, fazendo trabalho de formiguinha, como a @LizGodoi, que 'convocou' uma a uma, todas as celebridades que pode encontrar: e várias atenderam.


À 0h do dia 4 o 'twitaço' teve início e em cerca uma hora já aparecia em 6º lugar nos TTsBrasil. Um pouco depois, em 4º; e no meio da madrugada chegou ao 2º lugar. Pela manhã, apesar da concorrência de temas fortes do dia, a partir das 11 horas, já contando com a participação de muitos famosos, #AdoteUmAnimalAbandonado começou a subir e a ganhar uma avalanche de adesões.

Por volta de 12h30, o Portal G1, da Rede Globo, registrava a hashtag #AdoteUmAnimalAbandonado em 5º lugar no Brasil, 4º no Rio de Janeiro e 3º em São Paulo:


Pouco depois, às 13h04, o Portal da Folha de São Paulo já nos registrava em 1º lugar em São Paulo, 3º no Rio e 4º no Brasil:


Alguns minutos depois, quando nossa hashtag já era vista em 2º lugar nos TTs Brasil, o evento foi noticiado na Rádio Bandeirantes de São Paulo, pelo jornalista @RafaelColombo, o que provocou uma sensível nova massa de adesões. 

Às 13h18, #AdoteUmAnimalAbandonado era o assunto mais comentado no twitter em todo Brasil, chegando ao topo dos TTsBr:

13h18 - no topo dos TTs Brasil

Desde o dia anterior e durante todo dia 04 de Outubro, registramos parte dos tuítes dos famosos que aderiram ao 'twitaço':

Narcisa Tamborindeguy, apoiadora de sempre; a atriz Lúcia Veríssimo e o modelo Jesus Luz;

O apresentador Serginho Groisman divulgou no dia anterior e compareceu no dia 4; 



Rita Lee entusiasmou-se;

Evandro Mesquita, Cesar Menotti e Cacá Rosset também participaram;

 

O secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Bruno Covas, e o jornalista Celso Zucatelli;








Gente de TV: Penélope Nova, Sabrina Sato e Marcelo Médici também compareceram.

Nós, dos Cães do Parque, nos sentimos honrados por termos iniciado algo que, por tantos apoios, logo passou a ser obra de muitos. O nosso trabalho é ainda muito jovem e pequeno. Temos imenso respeito pelos que já militam nessa área há muito mais tempo, que já fizeram mais, que entendem mais do assunto do que nós. E o fato dessas pessoas nos notarem e nos apoiarem nessa iniciativa nos deixa muito felizes.

Agradecemos o apoio de todas as pessoas que digitaram a nossa hashtag pelo menos uma vez em seus tuítes do dia 4 de Outubro e lembramos que proteger animais e incentivar a adoção não é algo que necessite de uma data especial. 

Que todos os dias sejam de se dizer e escrever: #AdoteUmAnimalAbandonado.

4 comentários:

  1. PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!! E #AdoteUmAnimalAbandonado!
    ;o)

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso!!!! Excelente!!!! Fiquei eufórica com os resultados. Parabéns para Os Cães do Parque.

    Beijos,
    Nanci

    ResponderExcluir
  3. Nós, do Cão Sem Dono, nos orgulhamos de poder estar cercados de gente bacana e que luta todos os dias pelo bem estar dos animais.
    Foi um prazer enorme fazer parte desse timaço capitaneado pelo Cães do Parque.
    Contem sempre com nosso apoio.
    Cão Sem Dono

    ResponderExcluir