Sete lares para sete cachorrinhos

Por Os Cães do Parque



Em julho de 2010, quando "Os Cães do Parque" era apenas uma idéia e não passava de algumas pessoas tentando dar assistência aos cães abandonados fixados em um parque público, sem muito método ou organização, acudimos uma cadelinha grávida e seus sete filhotes, em história já contada em outra postagem

Sem experiência, naquela oportunidade, fizemos o que foi possível pela mãe e pela primeira fase de vida dos filhotes e ajudamos alguns deles a conseguirem adoção. Mas, com o traquejo e os conhecimentos adquiridos depois, ao lembrar daqueles belos cachorrinhos nascidos no quintal da administração do parque, passamos a considerar que poderíamos ter feito muito mais e de uma forma muito mais correta.

Exatamente um ano depois, a oportunidade de provar isso, com uma ação limpa e bem executada, surgiu: uma senhora vizinha do parque, cuja cadela havia dado cria, soube do nosso trabalho, entrou em contato e pediu ajuda para conseguir adoção para os filhotes.

Ao visitar a casa extremamente humilde, de uma comunidade carente, conhecemos sete graciosos cachorrinhos de 2 meses de vida: eram 6 fêmeas e um macho, todos saudáveis. Conseguir adotantes seria a parte mais simples. E, felizmente, havia ali o desejo sincero de fazer a coisa certa: a Rosana, a dona deles, precisava apenas de orientação e de assistência.

Primeiras fotos dos filhotes

Explicamos que para encaminhar cães para adoção, antes de mais nada era necessário que estivessem castrados e orientamos como conseguir de forma gratuita, senhas de castração na Prefeitura de São Paulo: e que ela mesma deveria fazer isso. Indicamos que agendasse as castrações em nossa clínica de confiança, com as doutoras Fernanda Conde e Luciana Pavesi. 

Fotografamos os filhotes e combinamos que só começaríamos a anunciá-los depois que as cirurgias estivessem agendadas. Combinamos também que até a data de castração, não tiraríamos os filhotes de lá e que toda a ação seria executada ali, no quintal dela. 

Rosana, com Mariana e Snoopy, pais dos filhotinhos
E fizemos uma exigência: que a cadela Mariana e o cachorrinho Snoopy (os pais da ninhada) também deveriam ser castrados: assim o "evento" não correria o risco de se repetir poucos meses depois. 

Com tudo devidamente combinado, iniciamos a ação: passamos a visitar os filhotes com constância, fornecemos rações e vermífugos, aplicamos a primeira dose da vacina V10 em todos eles. "Batizamos" os filhotes - Bel, Glorinha, Bianca, Naya, Yara, Dora e Snoopy Júnior - e começamos a anunciar as adoções nas redes. 


O objetivo era um só: conseguir que todos já estivessem com adotantes definidos antes mesmo de serem castrados.


Com a ajuda providencial de alguns poderosos twitters, a postagem anunciando os filhotinhos teve mais de 8 mil acessos em pouco mais de duas semanas. E, como esperado, apareceram adotantes para todos eles (a peludinha e bagunceira Bel, recordista de interessados, teve pelo menos 20 candidatos a adoção).


Na véspera da data marcada para as castrações, finalmente tiramos os filhotes da casa da Rosana, levando-os para um abrigo temporário onde eles ficariam mais protegidos de infecções no pós-operatório (emocionada, a Rosana, que seguiu certinho todas as orientações, beijou um por um e desejou boa sorte a eles, ao se despedir).


Tudo correu bem nas cirurgias e, poucos dias depois, com os cachorrinhos plenamente recuperados, ainda mais bonitos, gordinhos e saudáveis, começamos a operação de entrega deles para seus adotantes.

Sônia e Amanda adotaram a pequena Glorinha

O Vítor adotou a Dora

A cobiçada Bel foi morar com a Lúcia em Taubaté

A Flávia adotou a Yara

Karoline e Allan adotaram o Snoopy Júnior

A Naya foi morar com a Michele e a Giovana

Alessandra e Fábio adotaram a Bianca

Executar uma ação desse tipo não exige grandes aparatos logísticos. Sim: demanda tempo, exige jeito para a coisa e custa dinheiro. Mas não é um bicho de sete cabeças. Quem nos acompanha sabe que não acreditamos em "abrigos para animais" e não participamos de feirinhas. Também não cobramos taxas e não pedimos nenhum tipo de auxílio a quem quer que seja. Acreditamos que é possível fazer, embora pouco, bem feito. E as redes sociais são uma benção: permitem divulgação em larga escala, bastando um pouco de talento e alguns cliques.

E se, além de encaminhar os cães para adoção, for possível utilizar a ação para difundir cultura - e foi o que aconteceu nesse caso - tanto melhor.

Acreditamos que mais gente pode fazer o mesmo. E não precisa "ONG", não precisa "patrocínio": basta organização, dedicação e amor.

Sete cachorrinhos ganharam sete lares. 

Sete famílias ganharam sete companheiros. 

Mariana e Snoopy não terão mais filhotes. 

A Rosana ficou feliz, aprendeu um monte de coisas e já está ensinando as vizinhas da comunidade. 

Alguns milhares de pessoas lerão esta postagem.


Nós? O resultado compensa a exaustão. E é certo: em um ano aprendemos muitas coisas.


VÍDEO: 24 horas após as castrações, os filhotes no abrigo temporário


Agradecimentos sinceros. A todos que divulgaram as adoções no twitter. O seu RT ajudou a conseguir sete adoções: @Vanifacts, @QueridoCachorro, @narcisaoficial, @Penelope_Nova, @caosemdono, @CesarMenotti e tantos outros. Ao site parceiro "Animais para Adoção". E agradecimentos muito especiais à @CidaCandido, pelo inestimável apoio de dar lar temporário extra para a Bianca. Vocês fizeram parte. Obrigado!

7 comentários:

  1. Quanta gente de BEM! Deus abençoe os adotantes e os adotados... muito amor na vida de todos vcs!

    ResponderExcluir
  2. Olá. Só temos que cumprimentá-los por isso. Estamos sempre lutando do mesmo lado e é bom ter parceiros como vocês.
    Abraços e obrigado por nos citar.
    Cão Sem Dono

    ResponderExcluir
  3. É bom demais ver esses filhotinhos bem encaminhados na vida! Espero que eles sejam muito felizes com suas novas famílias. Parabéns!

    Nanci
    (ainda sem conseguir fazer login para poder comentar)

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha!!! Alegra meu dia ler um post desses, depois de ver tanta tragédia e crueldade. Dei um sorriso sincero e isso não tem preço.

    Parabéns pelo trabalho abençoado!

    ResponderExcluir
  5. Só desejo felicidade aos envolvidos... Adotados, adotantes e aos protetores. Exemplo de que boa vontade é mais que o suficiente.

    ResponderExcluir
  6. A Bel foi o melhor presente que eu recebi, chegar do trabalho e receber uma festa na chegada não tem preço. ela dá trabalho, tem mta personalidade (parece minha filha mesmo..rsrsrs). Mas acordar com carinhos e festa é mto bom.... adoro minha filhotinha.. aliás, eu e toda a familia que se apaixonou por ela.
    Mando fotos, ela tá mais linda ainda...rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Ah.. e a atrevida toca o horror com os gatos do meu tio (que têm o dobro do tamanho dela..rsrsr). Já virou a dona do pedaço!

    ResponderExcluir