Encontros com candidatos à Prefeitura de São Paulo - Bruno Covas

Por Fábio Pegrucci
Para Os Cães do Parque



Como já antecipamos aqui recentemente, diante das eleições municipais que se aproximam, é nossa intenção encontrarmo-nos com todos os candidatos à prefeitura de São Paulo e apresentar a eles algumas sugestões pontuais para aprimorar e ampliar as políticas públicas do município dedicadas ao trato com os animais urbanos em situação de risco ou de abandono.

Pretendíamos iniciar essa série de visitas só em 2012, a partir do momento em que os candidatos fossem confirmados por seus respectivos partidos. Contudo, há algumas semanas, recebemos um convite da assessoria política do deputado Bruno Covas, um dos pré-candidatos do PSDB à prefeitura de São Paulo. Com ele, na condição de secretário do meio-ambiente do Estado de São Paulo, cargo que no momento ocupa, já tivéramos contatos anteriores. Agora, como possível candidato à prefeitura, Bruno Covas nos convidou para uma conversa e nos pediu ideias e sugestões para o tema, a serem incluídas em seu futuro programa de governo.

Os Cães do Parque, enquanto grupo voluntário organizado, não tem 'cor política', muito menos filiação partidária. Não recomendaremos voto em nenhum candidato, a nenhum cargo eletivo, nem nas eleições municipais do próximo ano e nem em nenhuma outra.

Nosso papel é apenas o de transmitir nossas impressões a respeito dos potenciais candidatos e de que maneira eles recebem sugestões para ações voltadas à proteção de animais.

Bruno Covas é muito jovem. Cerca-se de assessores e de militantes igualmente jovens. São pessoas atentas às novas demandas da sociedade, veiculadas em especial através das redes sociais. Não é um político tradicional, isolado numa redoma. O fato de ter tomado ele a iniciativa de nos convidar para uma conversa, no sentido de lhe apresentar sugestões para o tema, a serem analisadas na formulação de um possível programa de governo, nos sugeriu uma saudável humildade. Durante os cerca de 40 minutos de conversa em particular, mostrou-se extremamente atencioso e curioso: perguntou sobre o que não sabia e fez várias anotações.

Do encontro, saímos com uma promessa: caso seja confirmado como candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo em 2012, Bruno Covas prometeu levar o tema com destaque para o horário eleitoral. Esse simples fato, que seria inédito, já representaria uma vitória para todos os que se preocupam com a questão e para os muitos que, voluntariamente, dedicam-se diariamente à tarefa de proteger animais em situação de risco ou de abandono.

Numa época em que episódios de maus tratos a animais têm gerado enorme comoção, imensa divulgação através das redes sociais e - porque a 'mídia' captou que a questão gera enorme interesse - muitas manchetes nos principais veículos de comunicação e em que grupos se mobilizam para exigir a criação de novas e mais severas legislações para punir quem comete tais atos, Os Cães do Parque preferem investir numa direção diferente. Achamos muito mais plausível e eficiente apontar as falhas das políticas públicas já existentes e apresentar sugestões para que sejam ampliadas e aprimoradas: são ações simples, pontuais, baratas, que podem refletir imediatamente no dia-a-dia das pessoas que atuam na proteção, coisas que poderão trazer benefícios reais a quem, de fato, dedica-se a essa missão - enquanto que todo o 'oba-oba' em torno da criação de novas leis, servirá antes de mais nada a fornecer uma ribalta aos políticos. E nós não estamos aqui para promover políticos: eles sabem fazer isso sozinhos. Além disso, todos sabemos que, entre a criação de uma lei e sua aplicação no mundo real, há uma enorme distância. 

Nós não acreditamos em proteção animal feita de papel.

Para quem se interessar, o texto entregue ao Bruno Covas está neste link. Ele não é um "projeto", nem é nada muito aprofundado. Longe disso. É apenas um conjunto de sugestões, de sinalizações, de 'dicas', de opiniões - e é específico para a cidade de São Paulo. Ele pode ser ampliado e aprimorado. 

Nós, que realizamos um trabalho ainda muito jovem, pequeno e focado especificamente em um parque público da capital paulista, estamos sempre abertos a receber sugestões de quem milita no assunto a mais tempo e que entende dele muito mais do que nós.

4 comentários:

  1. Que legal, parabéns pela iniciativa. Resta saber se vai ficar só no bla bla bla :)

    Amanda

    ResponderExcluir
  2. Sou uma defensora da causa dos animais e acredito nesta iniciativa e no Bruno Covas.

    ResponderExcluir
  3. parabens fabio pela entrevista!!! O Bruno Covas tbm merece elogios. ass Marcos Senna

    ResponderExcluir