Bia e Bela

Por Os Cães do Parque


Sim, elas já passaram por aqui: as gatinhas Bia e Bela, encontradas abandonadas no parque em Julho do ano passado, quando ainda eram bebezinhas, foram abrigadas e preparadas para adoção pela doutora Lívia, que é nossa voluntária e oferece lar temporário a gatos. No final de Agosto de 2011, foram adotadas.

Parecia uma adoção adequada, contudo, poucos meses depois, alegando problemas dos quais ela teria obrigação de ter conhecimento antes de assumir o compromisso de adotar dois animais, a adotante nos comunicou que não poderia ficar com elas.

Não nos alongaremos aqui falando dessa situação que é o maior terror dos protetores: ter animais devolvidos. 

Todavia, apenas gostaríamos de registrar que, por mais que a seleção de adotantes seja criteriosa, não é difícil encontrar nesse trabalho, pessoas que aparentemente não se dão conta de que, para que um animalzinho seja entregue na casa delas, castrado, saudável e pronto para lhes ser a companhia de toda uma vida, muitas outras pessoas trabalharam, se preocuparam, empregaram tempo e dinheiro. 

Isso não é uma brincadeira. 
Não é um 'hobby'. 

E o transtorno que gente assim causa ainda é maior quando leva pra casa um filhotinho e devolve um animal já crescido, acostumado com a casa em que viveu e com as pessoas que cuidaram dele. E além de todo esse dano psicológico causado ao animal, ainda há outro problema a enfrentar: conseguir a adoção de animais adultos é muito mais difícil.

Para esse tipo de gente cara-de-pau, pedimos encarecidamente que parem de frequentar os sites de adoção: comprem um bichinho de pelúcia e deixem de atrapalhar quem trabalha.


Bia e Bela voltaram para o apartamento da Lívia onde permaneceram por mais algum tempo, curando-se do estresse da mudança repentina e no aguardo de uma outra adoção. E era uma condição: elas teriam que ser adotadas juntas.


No dia 02 de Junho de 2012, as irmãs resgatadas no parque quase um ano antes, receberam mais uma chance, adotadas pela Dona Márcia.

Toda adoção é uma aposta: não há como ter 100% de certeza de que a vida do animal entregue a alguém será plenamente acompanhada por essa pessoa, até seu final, como evidentemente é o desejo de qualquer um que faça um trabalho de proteção e de encaminhamento para adoção. Quando assume-se um compromisso que deve durar 10, 12, 15 anos, deve-se contar com muitos fatores imponderáveis relativos à própria vida do adotante.

Mas essa aposta tem sido vencida quase sempre até aqui. São muito raros os casos em que nos decepcionamos com adotantes. E em sua nova casa, pelo que sabemos, Bia e Bela estão indo muito bem.

Um comentário:

  1. Como vão todos? Tenho lido essa reportagem um montão de vezes mas nunca escrevi nada. Bom agora resolvi escrever e reforçar td. o que foi dito ai em cima...Sim, elas estão super bem...e como são amorosas...Não fui eu que ganhou 2 irmãs, foi a outra q. perdeu 2 pedras preciosas. Gostaria de postar fotos delas, mas não sei como. Se um dia quiserem ver, mando para vcs.
    Bjs.

    ResponderExcluir