Pulinho

Por Os Cães do Parque


No dia 26 de Março de 2011, deparou-se com mais um caso de abandono cruel no parque: um cão dálmata adulto, com claros sinais de maus tratos, foi encontrado. Muito magro e bastante assustado, estava faminto e apresentava infecção nos ouvidos. Logo notou-se também que, em virtude de uma má formação nas pernas dianteiras, caminhava com dificuldade: era um cão deficiente. 


No dia e no local em que foi encontrado



Encontrado a quase mil metros da entrada mais próxima, era óbvio que não poderia ter chegado ali sozinho: fora deliberadamente abandonado.





Graças à autorização da direção do parque, pudemos abrigar o cão numa área restrita e cuidar dele. Funcionários e estagiários da instituição pública também colaboraram voluntariamente. Tratado da infecção nos ouvidos e bem alimentado, ganhou peso e perdeu o ar tristonho. 

Apelidado de “Pulinho”, por causa da maneira peculiar como caminha, permaneceu abrigado por 42 dias, até que finalmente recebeu a sua segunda chance: e coube a uma autoridade pública da região dar um novo lar ao cão abandonado no parque.

Pulinho e Dona Magali Margoliano
Em 07 de Maio de 2011, Pulinho foi adotado pelo subprefeito de Santana/Tucuruvi, Cel. Sérgio Teixeira Alves, e sua esposa, dona Magali Margoliano

Dona Magali, por sinal, é uma ativa militante da proteção animal e apoiadora constante de trabalhos relacionados na zona norte de São Paulo.




Os Cães do Parque se incumbiram de transportar o dálmata até a propriedade rural do casal, no município de Cunha/SP. Lá, Pulinho foi alojado num confortável canil e disporá de muito espaço para se exercitar. Melhor que isso: nunca mais voltará para o abandono.

Acreditamos que atitudes como a do subprefeito e sua esposa devam ser enaltecidas e servirem de exemplo a outras autoridades públicas e a todo conjunto da população: adotar um animal abandonado, além de ser um óbvio ato de amor, é também um inestimável ato de cidadania.

Apenas atos como esse, aliados a políticas públicas eficientes para controle populacional dos animais e conscientização das pessoas sobre guarda responsável, farão com que um dia consigamos o que tanto ambicionamos: viver em cidades onde não mais haverá cães abandonados pelas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário